sábado, 7 de março de 2020

Uma saudade enorme...















Quem é que não fica, às vezes,
com o olhar parado, o pensamento
perdido,
o coração com uma saudade enorme
e os olhos
com uma enorme vontade de chorar?!
Quem é que não teve
manhãs de sol,
uma tarde de chuva ou uma noite
de estrelas
que era para ser hoje, mas foi ontem
e não será nunca mais?!
Quem é que não gostaria de dizer
outra vez, do mesmo modo,
à mesma pessoa:
"eu te amo! ah, eu te amo tanto!"?
Quem é que não tem sonhos
que já foram realidade,
lágrimas que já foram sorrisos,
surpresas de encontros que já foram
doces rotinas?!
Quem é que não tem um abraço
por abraçar,
uma desculpa por pedir,
ou um perdão por perdoar?!
Ah... Quem não tem?!

Quem é que não fica, às vezes,
com o olhar parado, o pensamento
perdido,
o coração com uma saudade enorme
e os olhos
com uma enorme vontade
de chorar?!...


14 comentários:

  1. Bom dia de sábado, Angelo!
    Tudo poesia por aqui, tanto poema como vídeo.
    Uma postagem sentida no 💙.
    Tenha um final de semana abençoado e feliz!.
    Abraços fraternos de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Roselia, boa tarde de boa semana a você!!
      Gratíssimo. Fico muito feliz que tenha sentido poesia no poema e no vídeo. É um dos poemas que mais gosto de ter escrito, e eu o senti tão profundamente em meu coração enquanto escrevia cada verso, que a impressão ficou para o restante da vida.
      Um abraço carinhoso

      Excluir
  2. Lindo e verdadeiro texto,Ângelo!
    Eu fico, e tantas vezes...
    A vida nos ensina que é assim o caminhar, que não são só flores, os espinhos são muitos, e quem disser o contrário estará mentindo, e isso é a atitude daquelas pessoas que querem passar os 100% de felicidade. Pra quê? Tudo balela.
    Beijo, saudades desse teu cantinho!
    Um feliz fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tais, boa tarde!!!
      È vero. Também eu, paralisado em olhar e movimentos, pensamentos e emoções, como se uma máquina invisível de transporte acabasse de me ter transportando para um lugar, momento ou companhia inesquecível!!!
      A felicidade não nos vacina contra os males da vida, é a sabedoria quem o faz. Precisamos ser felizes e buscar sabedoria!
      Beijos!!!
      Saudades de visitar seu blog. Estarei por lá, hoje, se Deus o permitir.
      Feliz semana, amiga!!

      Excluir
  3. Oi Fê, bom dia. Excelente o poema, me encontrei em cada palavra. Fui tocada lindamente nesse momento em que tenho sim muito sentimento a declarar e a dedicar mas parece que tudo está num passado distante enquanto estou em seu abraço ...
    Obrigada por seu lindo blog.
    Obrigada por me deixar ver teu coração.
    Abraços. Ninha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ninha! Boa tarde!!
      Fui ao seu blog. Você tinha parado de escrever no ano passado. Que bom que postou de novo!
      Gratíssimo pelas palavras. È vero, quantas palavras ficam por ser ditas e já não é mais possível dizer, infelizmente! O que aprendemos com isso é que o amor seja, na medida da sensatez, intenso, vívido, presente, porque o passado não perdoa nem dá segunda chance.
      Gratíssimo por suas lindas palavras! Meu coração é um livro abertos.
      Um abraço carinhoso

      Excluir
  4. Um poema tocante... e que se enquadra muito bem, no espírito do momento presente... e também no meu espírito...
    No momento... ando eu mesma, de olhar perdido, com uma saudade imensa, da normalidade dos meus dias... e com um nó na garganta... por achar que talvez a minha mãe, não escape a uma qualquer complicação de saúde... pois no presente momento... hospitais são um lugar de risco... tal como médicos são um grupo de risco... e idem para os transportes de doentes... aliás, a corporação de bombeiros aqui no sítio, esteve dias em quarentena... face a este vírus, que veio assombrar o mundo... impiedoso, sobretudo para os mais frágeis, com problemas de saúde, e para os mais velhotes...
    Beijinhos! E cuida-de bem!...
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, oi, boa noite!!
      Tento estado tão corrido! Mas não poderia deixar de responder a esse comentário de imediato. Espero que o leia. Estou orando por sua mãe. O que me pareceu é que você teme que ela venha a pegar o vírus, o que pode ocorrer se ela precisar de cuidados médicos por causa da idade, ou talvez de ser enferma, ou ambos. Sim, principalmente os pais e avós vivem essa encruzilhada. Há poucos dias, uma senhorinha me perguntou o que eu achava da situação dela: tem fibrose pulmonar, uma doença evolutiva, sem cura, que deve ser contida para algum tempo a mais de vida; mas precisava pegar o remédio no hospital, coisa que apenas ela estava autorizada a fazer... Perguntou-me: "que faço?!" Eu disse a ela que poderia estar parecendo ridículo, mas que ela fizesse o seguinte: óculos de proteção de quem trabalha em obra, máscara no rosto, dois tubinhos de álcool gel, luva na mão. Os médicos usam luvas e passam álcool gel a cada paciente que entra. Chegando em casa, lavar toda a roupa, tomar banho, e pronto. Já eu fui dar uma palestra, há uma semana - penso que gostaram muito da palestra e me abraçaram e beijaram à vontade; não tive jeito de impedi-los, mas agora estou me isolando de todos há quase dez dias. Cancelei tudo. Vou até quinze ou vinte, para não correr risco de infectar alguém. Nada de reação, até agora... rsrsrs A China tem sido um criadouro de doenças graves. Todo mundo sabe, ninguém fala nada. O jeito é nos adaptarmos rapidamente. A sobrevivência prefere os que se adaptam com rapidez.
      Torcendo sempre por você!!! Adapte-se, menina!
      Eu amo a expressão "cuide-se bem"!!
      Cuide-se bem, Ana!
      Beijinhos!!!

      Excluir
  5. Saudade, o que queria me dizer quando falou pra eu eu ler este texto?
    Saudade pode ser doce sim, mesmo em meio às lágrimas que podem correr, pois os momentos de de lembranças boas nos trazem calor ao coração e sim quem não tem uma saudade? Quando penso na minha vida vejo que nada nunca vai ser igual ontem e é assim pra todo mundo né, então devemos aproveitar o hoje como se não houvesse amanhã, mas claro com prudência, porém com liberdade.
    Um beijo no seu coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, Ma, não é que eu quisesse te dizer algo. É apenas que eu acho este poema muito lindo, e gostaria de saber tua opinião, apenas isto. Penso que saudade é agridoce. Não pode ser somente doce, infelizmente; não é nunca somente amarga, porque houve algo doce que a causou. Então, é essa mistura exótica de bom e ruim, que faz bem e mal no mesmo exato momento. Nada nunca vai ser igual, e isso gera infinitos momentos de saudade em nossas vidas. A diferença não está nos momentos, mais em nós, porque alguns de nós se entregam a eles; e outros, embora o sintam, não se entregam por muito tempo nem profundamente às suas reflexões.
      Um beijo carinhoso

      Excluir
    2. Sempre dizemos algo para alguém com textos, quem lê os interpreta de diversas maneiras né, falar de saudade envolve ternura e lágrimas as vezes, mas é um sentimento tão bonito que devia ser apreciado como tal, amo ler seus poemas e textos, assim como gosto de ler sobre suas opiniões. Ultimamente por causa dessa pandemia as pessoas estão sendo tão agressivas, que é bom fugir um pouco da realidade e se der nas palavras escritas, assim doces.

      Excluir
    3. É verdade! Escrevemos mesmo na esperança e expectativa de sermos lidos e entendidos, mesmo que de uma outra forma. A graça dos blogs, do face, dos e-mails, até das cartas antigas, é o desenrolar de um relacionamento sincero, de entendimento, de amizade. Muitas pessoas famosas, de todas as épocas, corresponderam-se por anos com amigos, às vezes de outro lado do mundo, e às vezes até mesmo sem jamais terem se encontrado.
      Também amo ler tudo que você escreve.
      Beijo carinhoso!

      Excluir