quarta-feira, 27 de março de 2019

Resista!...


















Às vezes, é preciso lutar, mover-se, enfrentar o que se apresenta, combater... mas às vezes, a única coisa possível é resistir, e esperar com uma paciência sobrecomum que a mudança, que parece tão difícil, aconteça!... Resista!

35 comentários:

  1. Boa tarde, Ângelo
    Bela postagem. Precisamos esperar no Senhor com paciência. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucinalva, boa noite!!
      Grato! Sim, a espera no Senhor, com paciência, tem sido infinitamente mais eficaz que todo tipo de atitude impaciente, imprudente, destemperada, impensada.
      Um abraço carinhoso!!
      Ângelo

      Excluir
  2. E entre tudo o importante é acreditar e ter esperança que iremos vencer.

    Ótima semana,
    http://mylife-rapha.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rapha, boa noite!!
      Sim, nós nos encolhemos não por fraqueza, mas para manter a integridade, o controle, o fôlego. E, no coração, manter a fé e a esperança de que vamos passar a tempestade, e nos encontrar de novo com o sol.
      Excelente semana para você!
      Um abraço carinhoso!
      Ângelo, Fê

      Excluir
  3. Nossa, a mensagem de hoje parece que foi feita para mim...
    Tem dias que é difícil exercer a resiliência!
    Tanta coisa para enfrentar, batalhas, medos, noites sem dormir...
    Mas é necessário acreditar, esperar, ser forte, exercer a resiliência ao pé da letra e tentar seguir em frente... Não há outra alternativa!

    (A imagem do passarinho curvadinho sob a chuva é de cortar o coração Ângelo - doeu em mim...)
    Espero que tudo esteja bem com você amigo, pois os nossos posts são os reflexos dos nossos sentimentos em determinado momento...

    Um grande abraço, fique bem, eu também vou tentar melhorar!
    Lindo restante de semana, na medida do possível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana, boa noite!!
      Fico muito feliz que a mensagem tenha sido proveitosa para você!! Há dias bem difíceis, de perdas, de retrocessos, de fracassos, de decepções muito grandes, e é difícil manter o controle. Mas é preciso. O sono não vem, mas é preciso dormir. A fome não vem, mas é preciso comer. Pois, como você resumiu perfeitamente, não há outra alternativa. Quem criou o mundo está do nosso lado, toma conta de nós. E tudo vai dar certo!
      È vero, desde que eu vi pela primeira vez essa imagem, percebi a força dela. É de cortar o coração, porque o pássaro parece segurar todo o poder da tempestade em seu corpinho minúsculo. Mas, olha, as aves são animais homeotérmicos (têm "sangue quente") e conseguem manter a temperatura do corpo mesmo no frio. Sua temperatura interna chega a 40, 42 graus. Suas penas se arrepiam e retêm o ar; isto e a ajuda da gordura subcutânea, mantêm-nas numa temperatura quente no corpo, mesmo na situação da imagem. Ou seja, por incrível que pareça, o problema dela ali é, rigorosamente, a chuva passar. Isso é uma lição para nós, pois muitas vezes temos em nós o que nos dá condição de resistir a uma grande tempestade.
      Olha, fico muito feliz por sua preocupação comigo, quanto à postagem. Sim, ela poderia ser reflexo de uma grande tristeza minha, mas não é o caso. Na verdade, eu sempre tenho estado muito, muito bem. Vivo um momento excelente, apaixonado pela vida, pelo meu trabalho, em paz com todas as pessoas, cheio de sonhos e de planos, tremendamente ativo, cheio de energia vital, dando bom dia a poste, "como vai?" para o bem-te-vi que canta em minha janela de manhã bem cedo, e plenamente confiante em Deus!
      Preocupou-me que você tenha escrito "eu também vou tentar melhorar!" Novamente, eu me ponho à disposição para qualquer compartilhamento.
      Para você, um lindo final de semana, com ânimo, com coragem, com resistência, porque a vida é muito, muito, muito bela!!
      Um beijo carinhoso
      Ângelo, Fê

      Excluir
  4. Maravilhoso:))

    Hoje:- Silêncio, em sentimento profundo.

    Bjos
    Votos de uma óptima noite de Quarta- Feira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa, boa noite!
      Gratíssimo!
      Um excelente final de semana para você!!
      Um abraço carinhoso
      Ângelo

      Excluir
  5. Oi, Ângelo! Que lindo e forte: tanto a imagem quanto as palavras. Quando tudo está difícil precisamos mesmo resistir e nestas horas é que vem uma força que não é só nosso, mas a de Deus soma-se e nos ajuda a resistir como o pássaro na imagem.

    Obrigada pelo carinho de sempre no meu cantinho. Amo ler teus comentários! Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cléu, boa noite!!
      Gratíssimo! Fico feliz, porque estou reiniciando a criar textos, os dedos estão "frios" ainda, e é muito bom ter esse carinhoso incentivo! Li o trecho de seu comentário "...e nestas horas é que vem uma força que não é nossa, mas a de Deus..." e inevitavelmente lembrei das palavras de Isaías "...Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor... Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem...mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam!" (Is 40.29-31). É exatamente como o pássaro da imagem! rs Você está certa!
      Seu blog é grandemente inspirador, é belo como um lago tranquilo que reflete o céu em suas águas, rs, e eu sempre fico muito feliz em comentar!
      Um excelente final de semana para você!
      Um abraço carinhoso!!
      Ângelo, Fê

      Excluir
  6. Olá, Marcos, boa noite.
    A tempestade passa!
    Um abraço
    Ângelo

    ResponderExcluir
  7. Quanta verdade dita em poucas palavras, Ângelo!
    Pego essa bela foto do bichinho enfraquecido, mas que está a resistir, e penso que também precisamos resistir e nos defender das mazelas humanas.
    Em certas ocasiões, nossa indignação é tanta que o ímpeto é enfrentar, esbravejar...aquelas coisas que de vez em quando fazemos quando vemos que estamos cobertos de razão. Ficamos gigantes! E depois vem o arrependimento, a força pode ter sido desproporcional.
    Mas em outras situações, quando agimos com a cabeça, sem emoção, a melhor coisa é dar tempo, esperar... Hoje vejo que o silêncio, a observação é nosso melhor aliado.
    Só o amadurecimento vai nos dando essa virtude de observar sem entrar na roda, a melhor atitude para vivermos mais em paz, principalmente em família!
    Resistir a tudo e a todos para preservar nossa qualidade de vida e nossa integridade - sim, é preciso.

    Beijo, boa semana, amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tais, boa noite!!
      Gratíssimo!!
      Sim, precisamos resistir às mazelas! A quanta resistência nos ensina esse bichinho de não mais que 20cm!!
      Olha, se indignação não pudesse ser contida, o mundo seria infinitamente mais louco e violento do que já é. Nós pegamos uma só manchete daquelas centenas de atrocidades publicadas diariamente, e queremos esfolar o insano vivo, como é o caso dos assassinos do menino Bernardo (um deles, seu próprio pai!!!). O sangue "sobe", a gente diz o que não deve em rodas de amigos, a gente quer resolver na mesma moeda... E muitas vezes, em muitas situações em que temos total razão, ela se perde, porque não resistimos àquela violência, mas desejamos aumentá-la, usando-a contra as pessoas.
      Achei fantástico, tremendo, seu trecho: "Mas em outras situações, quando agimos com a cabeça, sem emoção, a melhor coisa é dar tempo, esperar... Hoje vejo que o silêncio, a observação é nosso melhor aliado.
      Só o amadurecimento vai nos dando essa virtude de observar sem entrar na roda, a melhor atitude para vivermos mais em paz, principalmente em família!
      Resistir a tudo e a todos para preservar nossa qualidade de vida e nossa integridade - sim, é preciso." Um primor!
      Eu penso, Tais, que o silêncio é infinitamente mais fantástico quando ele é ainda maior internamente que externamente. Às vezes, fazemos silêncio, mas estamos a ponto de ter um "troço" por dentro. É necessário silenciar nossa revolta, silenciar nossos gritos internos, serenar o coração, a alma... - isto é paz interior!!
      Sempre enriquecido por seus comentários!!
      Felicíssimo final de semana a você, amiga!!
      Um beijo carinhoso!!
      Ângelo, Fê

      Excluir
  8. Bom dia amigo Ângelo !

    Poema de grandes verdades, destacando a forte imagem do passarinho resistindo a tempestade. Te confesso que me vi diante de todas as frases. São momentos, as vezes dolorosos que tornam-se necessários para o nosso crescimento. Quando não agimos pela razão, devido a inércia da emoção, o próprio universo é que nos impulsiona a mudar.

    Parabéns, e estimo dias de grande felicidade em sua vida.

    Abraços
    Dan
    http://gagopoetico.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Dan!!
      È vero, cada um de nós já passou por momentos em que é preciso cada uma dessas coisas: lutar, enfrentar, mover-se... Mas o mais difícil da vida é saber concentrar-se e esperar, porque a paciência é a menor das forças do ser humano. É preciso aprender resiliência, é preciso aprender a suportar.
      Gratíssimo por suas palavras!!
      Dias de grande felicidade para você também, meu amigo!!
      Um grande abraço!!
      Ângelo

      Excluir
  9. E não seremos todos nós uns resistentes?
    .
    Deixando cumprimentos poéticos.
    .
    ** O teu colo de Açucena **

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gil, boa noite!!
      Penso que a maioria de nós é resistente, mas não são muitos que usam essa resistência. Ela está em nós, mas é como um mecanismo com o qual precisamos aprender a lidar. Certa vez, no meu primeiro emprego, fiz uma determinada medida numa casa, e o dono da casa disse que eu estava roubando na medida, porque outro fizera uma medida menor. A esposa e a filha dele me olharam com dó, nitidamente, enquanto ele dizia o quanto é lamentável alguém ser desonesto. Depois de tudo que ele disse, eu simplesmente lhe falei: "posso garantir que quem fez a medida menor se equivocou; o senhor aceitaria medir comigo?!" Ele disse: "é para já". Quando chegamos no quarto da moça, eu disse: "aqui, a medida são 4" e ele disse: "está bem, 4!" A moça riu, olhou para mim com muito, muito carinho, e disse: "papai, o outro moço não mediu meu quarto, porque eu não quero usar o material, o senhor se lembra?!" Resultado, a minha conta estava exata. Em vez de sair e ir chorar num canto, eu engoli meu orgulho e me prontifiquei, debaixo de todas as ofensas, a refazer a conta. A moça se tornou uma de minhas melhores amigas!
      Um grande abraço, meu amigo!!
      Ângelo

      Excluir
  10. É isso mesmo, por vezes o melhor mesmo, é resistirmos ao passar das tempestades da vida.
    Brilhante e bem verdadeira reflexão.
    Um abraço
    Maria
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, boa noite!!
      È cosi, questo é!! A gigantesca diferença de tamanho e poder entre a tempestade e um pequenino pássaro ensina que enfrentar não é sempre a melhor opção. Conquanto enormes e assustadoras, tempestades passam, se nos mantivermos a salvo.
      Gratíssimo, minha amiga!!
      Um abraço carinhoso!
      Ângelo

      Excluir
  11. Respostas
    1. Oi, Andreia, boa noite!!
      Eu passei dois ou três minutos meditando sobre o verbo a usar... Há uma pequena lista de coisas que vez por outra "precisamos", e eu as usei... Mas, às vezes, "precisamos" resistir... Só que o verbo me pareceu pequeno para a ênfase de determinados momentos da vida... Entendi que, mas do que precisarmos é, tantas e tantas vezes, a única coisa possível... Poderíamos até querer outra coisa, mas precisamos e só podemos resistir. Então, toda o nosso ser se canaliza para isto, porque é a única porta para a sobrevivência.
      Um beijo carinhoso
      Ângelo, Fê

      Excluir
  12. Ficar como uma estátua e esperar a tormenta passar, depois seguir de cabeça erguida sem olhar para trás.
    Boa noite Ângelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Emilia, boa noite!!
      Em outra resposta, eu falei do mundo animal, mas gostaria de lembrar a flora, também. As plantinhas chamadas ‘sensitivas’ reagem imediatamente ao toque! Murcham, fecham-se. É um mecanismo refinadíssimo de defesa. O potássio e o cálcio presentes na planta direcionam a água nela existente para um espaço entre as células, e ela murcha, ‘morre’, fazendo com que quem a toca perca o interesse por ela. Resistência! Ela não tem outra arma senão ficar como estátua, e esperar. Alguns instantes depois de deixar se ser tocada, ela volta à vida, ergue a cabeça e segue! Rs
      Um abraço carinhoso
      Ângelo

      Excluir
    2. Que bom! rs
      Um excelente domingo para você!
      Um abraço carinhoso
      Ângelo

      Excluir
  13. Cada um de nós terá um pouco essa "veia" lutadora e resistente.
    Mas é esse o espírito! =)

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Claudia, boa tarde!!
      Exatamente! Lutador e resistente, eis o espírito! Perfeito. Quando lutar, lutar; quando resistir, resistir! A virtude máxima é saber exatamente quando dar espaço a cada um!
      Um beijo carinhoso
      Ângelo

      Excluir
  14. É, há tempos de luta e tempos de espera (parafraseando Eclesiastes rs).

    Muito bom, Ângelo! Sempre agradecida pela delicadeza e gentileza de seus comentários!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabi, boa noite!!
      È vero! Eclesiastes 3.1-8 traz essa mensagem de alternância em nossas vidas. Também gosto do Salmo 40.1-3, que trata desta postagem. Gosto também de 1 Coríntios 10.13, Salmo 126.6, Salmo 42.5, Provérbios 16.32, ... São tantas passagens! Uma de minhas preferidas é Hebreus 10.35-39! Tudo isto e muito mais está ali, naquela avezinha persistente! rsrs
      Gratíssimo! Eu é que agradeço por suas passagens por aqui. É sempre bem vinda!
      Um abraço carinhoso
      Ângelo, Fê

      Excluir
  15. Resistir as vezes parece tão difícil, porém as vezes é preciso, não pude deixar de ler o comentário acima, a passagem que mais gosto na bíblia independente do que seu texto fala é 1 Coríntios 13 1-13. Penso na minha como o amor sendo a base de tudo, em todos sentidos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, May, boa noite!!
      Sim, è vero! Resistir é sobre-humano em vários sentidos. Mas é superar-se e conseguir, ou perecer. E sim, novamente: 1 Coríntios 13 é uma passagem de ouro puro, refinado. Embora, de fato, não tenha ligação total com meu texto, há alguns pontos de ligação, sim: 1. No verso 4, nossa palavra "paciente" é tradução do original 'macrotumei', 'grande paciência', ou 'ânimo muito duradouro'; 2. no verso 7, a expressão "tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta" é 'panta stegei, panta pisteuei, panta elpsei, panta upomenei' ou seja 'em todas as coisas e circunstâncias releva, acredita, espera e carrega (nas costas)'; se juntarmos este verso com o verso 13, entendemos que a fé é responsável por contar com algo (crer); a esperança é responsável por projetar esse algo (esperar); e o amor, que é responsável por relevar as dificuldades e carregar o peso delas, e ainda assume as partes de crer e esperar para si. Ou seja, é o amor que segura a fé e a esperança em suas costas - por isso, ele é o maior dos três.
      Um abraço carinhoso
      Ângelo

      Excluir
  16. Correto!! Resistir é o caminho, mesmo quando tudo pede para desistirmos.

    Marcella Vecchi
    https://myfeelings-mah.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcella, boa tarde!!
      Sim, concordo plenamente. Até porque o "tudo" que pede nossa desistência não chega a ser tudo porque não inclui o essencial. É pelo essencial que nós resistimos.
      Um abraço carinhoso
      Ângelo

      Excluir
  17. Por vezes é tão difícil ter essa compreensão!
    As coisas acontecem de uma forma que as vezes nos roubam o chão.

    Mas acredite, vou resistir!
    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  18. Oi, Tatiana, boa tarde!!
    È vero. Conseguir a compreensão é difícil! E ainda pior é, tendo compreendido, conseguir a reação necessária, com o esforço, a resignação, a dor que ela exija. Manina, não me fale em roubar o chão!! É verdade!! Às vezes é como se fosse pesadelo, daqueles pesadelos em que a gente se sente em queda...
    Mas, resista! Eu acredito que vai! rsrs
    Um abraço carinhoso!!
    Ângelo Feinhardt, Fê

    ResponderExcluir