segunda-feira, 1 de abril de 2019

O sentido das palavras...

















Tentei lhe explicar o sentido das palavras...
Você não compreendeu...
Tentei lhe explicar que ‘eternamente’
não tem outro sentido além do que o dicionário
lhe deu...

Eu vou amar você eternamente,
e por mais que outra definição você procure,
eu insisto:
eternamente não significa “enquanto o amor dure”,
mas
“enquanto eu existo!”

Tome a minha vida por promessa,
e, por favor, se lhe disserem para tentar
entender o amor de outra forma, nem tente.
O meu amor não sabe ser menor que isto –
eu sei que eu vou amar você eternamente!



27 comentários:

  1. Amei o texto. Parabéns!

    Se tiver um tempo, entra no meu blog tbm: https://myfeelings-mah.blogspot.com/

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratíssimo. É um poema muito querido, que fiz há alguns anos atrás.
      Vou visitar seu blog, com toda certeza.
      Um abraço

      Excluir
  2. Olá Ângelo
    Que belo texto, parabéns. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Muito bonito!
    Adorei. É profundo.

    Beijocas

    P.S.: As minha fotos não são do Algarve. Eu sou de Lisboa e aquilo é em Monsanto =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratíssimo! Sabe, eu gosto demais do poema. Deveras, acho-o simples e profundo mesmo. Que bom ler isto de você.
      Um beijo
      P.S. - Sim, eu sabia não serem do Algarve. Acho que li texto seu sobre Lisboa, e já vi postagem sobre Monsanto, mais ao norte (e um pouquinho mais fria). Mas meu desejo já foi morar no Algarve (ligeiramente mais quente), e, por agora, ao menos visitar algumas de suas cidades já seria tremendamente prazeroso!! Eu apenas juntei as coisas num país que amo.

      Excluir
  4. Que belo poema! E exatamente isso: enquanto você existir, é eternamente!
    Construção bonita, a sonoridade também bela. O último verso arrasou.
    Aplausos, Ângelo!
    Beijo, uma semana feliz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grazie mille!! Sim, minha amiga, eu conheço ao menos dois infinitos enquanto dure: o de ninguém menos que Vinícius de Moraes, no "Soneto da Fidelidade" e na belíssima canção de Jon Secada, Forever is as long as it lasts. E me lembro que quis fazer um contraponto deles... E me lembro que foi assim, de estalo, sem pensar, sem medir, sem escolher palavras (como, aliás, é meu costume). Quando vi, o poema estava feito, assim. Desde então, eu o guardo e aguardo... rsrsrs
      Fico muito grato por seu carinhoso elogio e aplauso! É o aplauso de uma amiga grandemente talentosa na escrita - isto não é pouco!
      Uma semana bela e feliz para você!
      Um beijo

      Excluir
  5. Oii!! Feliz de quem foi a inspiração! :) Parabéns!! Tenha uma linda semana!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei sorrindo com seu comentário... rsrs Porque, na verdade, é um poema necessariamente feito para uma dona dele um dia... rsrs Quando esse dia chegar, eu direi a ela: "olha, alguém disse que você deveria se sentir feliz com este poema, certo?! Trate de ficar, ok?!" rsrsr
      Gratíssimo pelo carinho
      Desejo uma semana muito abençoada para você!!
      Um abraço

      Excluir
  6. Olá Ângelo, bom dia!
    Primeiro gostaria de agradecer a sua visita e a oportunidade de estar aqui e conhecer a riqueza do seu dom!
    Fico feliz que tenha criado esse blog e permitido as pessoas se encantarem por sua forma de dar vida as letras, emoções, sentimentos, verdades... enfim!
    Destacarei uma passagem que veio de encontro ao que creio:
    "eternamente não significa “enquanto o amor dure”,
    mas
    “enquanto eu existo!”"

    Exatamente assim! Que possamos existir e fazer valer o Amor que há em nós!

    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tatiana, boa noite!!
      Tive a felicidade de acompanhá-la pelo blog hoje, no decorrer do dia!... rsr Por isso, também quero em primeiro lugar agradecer por sua presença, e por suas palavras, sempre carinhosas e inspiradoras, como aqui nesta postagem.
      Só posso dizer-lhe "grazie, grazie, grazie mille, grazie tante, molto affascinante, le tue parole..." (grato, grato, gratíssimo, grato demais, muito encantadoras as suas palavras...) Se, de alguma forma, dou vida a letras, emoções, sentimentos, verdades... mais vida me dão os comentários e os blogs maravilhosos que visito (com é maravilhoso o seu), que me fazem sentar diante do computador e da janela, às vezes pelas vinte e três da noite, como agora, para ficar olhando as luzes das casas lá embaixo e sorrindo sozinho... rsrsr
      A parte que você destacou é a que mais gosto poema, porque, afinal, é uma escolha de vida. Exatamente isto... Que possamos vivenciá-lo. Ele está aqui, no lugar mais profundo de nós, o espelho do sol, esperando pelo sol para refletir...
      Um abraço

      Excluir
  7. Não sou cristã, nem muçulmana, mas já que "Maomé não vai à montanha, vem a montanha a Maomé". Que pretensão -rs!

    Olá, Ângelo, como vai você? Por aqui, tudo na paz e na luz.

    Um poema, uma prosa poética ou talvez, quem sabe, uma conversa bem interessante, bem posicionada e que muito nos diz, todavia há gente que não entende o que significa o advérbio de modo "eternamente". Isso mesmo, para sempre, mesmo após término da relação ou da ligação.
    Gostei do post, na sua totalidade, e sobretudo aquilo, que ele pretende nos transmitir.

    Ângelo, creio não ter sido incorreta pra você, mas se o fui, peço, desde já desculpa. Se meu blog, sua temática, melhor dizendo, não faz seu género, me diga, por favor, ou não aparecendo mais por lá, eu já fico com a resposta, obrigada! Eu continuarei, apesar disso, a passar por cá, de vez em quando.

    Abraço, boa semana e um luminoso mês de abril.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei sorrindo com sua primeira frase! rs
      Bem, eu não sou Maomé e, com todo respeito a ele, se a montanha foi a Maomé, não há qualquer chance de haver me encontrado... rs Melhor a montanha vir para a luz... rs
      Eu estou muito bem e fico feliz porque você está.
      Sim, é um poema de minha fase "simples-prático-surpreendente". E o advérbio de modo "eternamente" leva o amor a passar por uma vida finita preenchendo completamente e dando significado eterno ao que é mortal. Loucura, impossibilidade que tão somente o amor torna muito sã e muito real.
      Gratíssimo, fico feliz que tenha gostado!
      CÉU, penso que houve um pequeno desencontro na minha participação em seu blog, e sou eu quem pede desculpas, por favor. Gosto muito de poesia, e seu blog as tem, e são belas, e é um estilo bem seu, o que as faz bem originais. Ocorre que eu comecei a visitá-la em sua antepenúltima postagem, e a comentei. Quando entrei na penúltima mensagem, ela traz o aviso de que não são mais aceitos comentários. E eu entrei na última mensagem hoje e comentei. Portanto, desde que comecei a visitar seu blog, houve três postagens: comentei em duas e numa estava impedido o comentário...
      Estou devendo comentários em alguns blogs, mas não no AUSENTE DO CÉU.
      Certamente, você é sempre bem vinda aqui.
      Desejo um abril abençoado para você!
      Um abraço

      Excluir
  8. "Eternamente" sim faz todo sentido, sentimentos são difíceis de explicar tem que ser sentidos, avivados, construídos, cuidados, tão belo texto, me encantou em cada palavra. "Enquanto eu existir eu vou te amar" me deu ideias para escrever um texto :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso que, se o dicionário não está mentindo, e o coração também não, amar eternamente é uma possibilidade ao menos figurada - "enquanto eu existo"!
      Na verdade, eu fiz três poemas com o título "O sentido das palavras", este e mais o 2 e o 3. Gosto mais deste.
      Você tem toda razão - é impossível explicar sentimento. O caminho é vivê-lo, evidenciá-lo, contruí-lo dia a dia.
      Olha, fiquei muito feliz de que lhe tenham vindo ideias para um texto! Certamente, será um lindo texto, porque você escreve bem demais!
      Um abraço

      Excluir
  9. Boa tarde querido amigo!!
    Uau, resgatou um poema lindíssimo que fizestes...
    Eu fiquei impressionada com o seu dom, deveria sempre articular as palavras, você tem um talento maravilhoso de construção!! E digo isso, porque eu sei o quanto é complexo fazer um poema...Não é somente colocar os versos e expor as palavras...
    Faz-se necessário colocar alma neles, pois caso contrário ele não emocionará quem porventura o ler...Não é verdade?
    E sem palavras sobre a canção, que espetáculo amigo!
    Encantadora, suave e no ritmo poético, fundo musical perfeito para os seus versos! Deixou tudo combinadinho, música e poesia, que lindo!! Adorei!!

    Beijos e desejos de uma semana encantadora!!
    Já é Abril e o tempo literalmente voa...
    Até mais!! :)))))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, minha querida amiga Adriana, boa noite!!
      Gratíssimo!
      Olha, são palavras muito carinhosas, deixa-me muito feliz, é mesmo gratificante, mas eu sou apenas um aprendiz de poeta que não completou o curso. rsrs E estou sendo muito verdadeiro.
      Você tem razão, é muito difícil fazer um poema. Sua descrição é exata! Não é apenas colocar os versos ali, soltar palavras, mas conseguir que o que sai de seu coração toque outros corações... A professora que me ensinou a faer poemas dizia: "tu és bonzinho... mas és preguiçoso demais! Busca mais fundo!" rsrs Hoje compreendo o que ela queria dizer. É quando tiramos do mais fundo de nós que alcançamos o mais fundo das pessoas, sejam poemas ou compartilhamento e convivência.
      Sobre a canção, a letra (embora triste) é uma das coisas mais lindas que já ouvi, melodia, letra, interpretação... Uma pena que o autor do vídeo atropelou o inglês algumas vezes, na tradução.
      Fico muito, muito feliz que tenha gostado, Dri. Sério.
      Que sua semana seja maravilhosa, nesse mês de abril que tanto amo!
      Um beijo

      Excluir
  10. OI ANGELO!
    QUE COISA LINDA! UM POEMA QUE SOA TÃO SINCERO, QUE PODERIA SER DITO POR QUALQUER UM DE NÓS, MAS, O MÉRITO É TEU AMIGO, QUE O CRIASTE, DITADO POR TEU TALENTO POÉTICO.
    ABRÇS
    https://zilanicelia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Zilani, boa noite!!
      Gratíssimo. Sim, é muito sincero, e penso que muitos poderiam dizer suas palavras, pois elas farão todo sentido no amor. Sinto-me tremendamente recompensado por tê-lo escrito, mas o sentimento é o de cada um de nós, quando realmente ama.
      Gratíssimo!
      Um abraço

      Excluir
  11. Olá, Marcos, boa noite!!
    Muito grato.
    Ultimamente, já de alguns anos, eu optei por "soltar" rimas internas nos versos, misturando-as com as externas aleatoriamente e alterando seus tempos na estrutura do poema... Além disso, marcar sempre as sílabas tônicas no tempo exato. A tentativa é de uma sonoridade, um compasso, uma leitura fácil como um rio que flui... Por hábito, acabei transpondo isto para minha escrita mais comum...
    Fico feliz por ter-lhe parecido legal com, por exemplo, o 'isto', que aparece 3 vezes... Mas repare a terminação 'or', na última estrofe... Ela aparece 4 vezes, internamente nos versos, quase imperceptível, mas está ali!
    Um grande abraço!
    Ângelo

    ResponderExcluir
  12. O amor não vive só nas palavras.... vive em nós....transpira nas palavras, tem eco no coração... está presente na pele....
    Sente-se aqui...
    Obrigada pela visita
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. È vero, o amor não vive só nas palavras, e se elas são felizes por vezes em apresentá-lo, é nos gestos, nas ações que ele verdadeiramente se mostra em toda a sua profundidade ou intensidade. As palavras prometem... - o amor tem sua razão de ser em cumpri-las. Grato!

      Excluir
  13. Que maravilhosa declaração de amor, todos sonhamos com um amor assim, até ao final dos nossos tempos.
    Ângelo, respondendo à pergunta deixada no meu blogue, fico feliz que goste das minhas fotos, pode trazer o que gostar.
    Beijinhos
    Maria
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, amiga, quem não sonha com um amor correspondido, aproveitando os melhores momentos da vida em cumplicidade, felicidade e doce harmonia?!
      Fico imensamente grato por sua generosidade! Seu blog é maravilhoso, as imagens tremendamente inspirativas! Quem sabe, uma perfeita imagem não dá algo incomum a um aprendiz de poeta e aprendiz de pensador?! rsrs
      Gratíssimo. Um maravilhoso final de semana a você.
      Um beijo

      Excluir