terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

O outro extremo...















Infelizmente, é tão somente ao chegar ao outro extremo das circunstâncias que muitas pessoas percebem que: há pontes que não ligam a nada... há caminhos que não levam a lugar algum... há palavras que nunca deveriam ter sido ditas... lugares que nunca deveriam ter sido abandonados... risos deixados para trás que valiam mais que todo o dinheiro da terra... e momentos em que tais pessoas foram as mais felizes do mundo... - e não sabiam!

20 comentários:

  1. Concordo plenamente. Mas só assim aprendemos e crescemos =)

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. È vero! Existe aprendizado disponível, mesmo em nossos erros, e podemos, sim, minimizar as consequências ou ao menos nos consolar em ter aprendido e crescido. Entristece-me que são muitos os que nem assim aprendem, e permanecem infantis, fazendo sofrer e de certa forma sofrendo, mas recusando-se a mudar o comportamento, normalmente por orgulho.
      Beijocas

      Excluir
  2. Respostas
    1. Gil, boa tarde!
      Gratíssimo. Que possamos todos nos render à razão e à vivência melhor!
      Grande abraço
      Ângelo

      Excluir
  3. Olá Luz, que maravilha encontrar o seu belo cantinho de poesia, de frases, de contos da vida!!
    Eu fiquei encantada com os seus comentários lá no meu cantinho e ao vim conhecer seu recanto magico e percebi o quanto é belo!! Conquistou uma nova leitora!!
    Palavras verdadeiras a que relatou em seu texto, pois muitos não dão valor quando tem em mãos e só consideram quando perdem...
    Um grande abraço e obrigada por tão sensíveis palavras!! :))))
    Tenha uma maravilhosa semana!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratíssimo pelo seus elogios, que são tão carinhosos, e por me seguir!!
      Na verdade, meus comentários no seu blog são apenas reflexos de todo amor, beleza e arte que transbordam de suas postagens; reparei que você responde carinhosamente, e isso me chamou muito a atenção. Aliás, já li suas respostas aos meus comentários!
      Quanto à postagem aqui, sabe, as pessoas não têm “bola de cristal”, o futuro não tem nada de exato na grande maioria das vezes, e é justificável e perdoável cometermos erros, até os que se tornam irreversíveis; somos humanos, desconhecemos os desdobramentos, e erramos. Mas isso é muito diferente de falar e agir o tempo todo por inconsequência, por desdém, por indiferença, por egoísmo, por desprezo do sentimento do outro e das circunstâncias da vida. Como Robert Frost diz em seu maravilhoso poema (O Caminho Recusado), caminho puxa caminho, a vida não volta, e precisamos pensar com excelência cada passo que damos.
      Um abraço

      Excluir
  4. Por isso é que temos que pensar muito bem antes de dizermos alguma coisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Ainda que pensemos, haverá erros, mas não serem nem de longe na mesma quantidade e profundidade, além de que nossa consciência estará muito mais em paz.
      Um abraço

      Excluir
  5. já deixei de valorizar algumas coisas, a gente só vê quando perde, mas foi um grande aprendizado e hj valorizo o dia, o momento intensamente. Abraços

    https://coisas-da-je.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem toda razão. Penso que todos nós já deixamos e já vimos quando havíamos perdido. "Felizes" (se posso usar este termo) os que aprenderam, e valorizam tudo muito mais, importam-se mais com as pessoas que com as coisas, mais com os relacionamentos que com as convivências sem profundidade.
      Um abraço

      Excluir
  6. Infelizmente, só apenas após alguns erros aprendemos.
    Quem dera se ouvissemos os conselhos de primeira.

    Abraço e ótima semana
    http://mylife-rapha.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. As lições estão lá, nas vidas das pessoas, em suas perdas até irreparáveis, e não nos damos conta; somos felizes, e não nos damos conta; não estamos fazendo nosso melhor, e não nos damos conta... Então, vem a perda... Penso que poderíamos ouvir conselhos de primeira, de segunda...rsrs Às vezes, até de terceira, ainda daria tempo! Todo tempo é tempo de melhorar!
      Um abraço

      Excluir
  7. Olá querido
    Linda reflexão. Como é gratificante valorizar cada momento presente e aproveitar com afinco. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratíssimo. È vero, o momento presente é o único que existe no campo da ação e da palavra. Passado é exclusivo para recordação e futuro exclusivo para sonho. Então, que não deixemos escapar a oportunidade de fazer o melhor, sempre que pudermos!
      Um abraço

      Excluir
  8. Boa noite Luz!
    Grandes verdades e profundas sabedorias. Gratidão pela linda leitura. O importante é viver cada dia, como se fosse o ultimo, em grande estilo, na paz, na ética, no respeito.

    abraço,
    Dan
    https://gagopoetico.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Dan!!
      Meu amigo, eu que sou muito grato pelas palavras! Suas palavras são exatas, perfeitas! Cada como o último, em grande estilo!! É isso! Reparo, infelizmente, que muitos não dão importância ao estilo, ao grande estilo, à excelência, a ser alguém que faça falta, de quem se note ausência, de quem se sinta saudade. Grande estilo!!
      Um grande abraço!
      Ângelo Fe

      Excluir
  9. "Então, qual a razão de deixar mofar em nossas "gavetas" as palavras que devem ser ditas hoje? Sentimentos trancados são jóias que perdem o brilho, empoeiram, passam da hora. Gestos perdem o valor quando são apenas desejos e não se tornam feitos. Se o último grão (da ampulheta do nosso tempo) se for amanhã, o que terá ficado? O que terá sido feito, dito, entregue, compartilhado?"

    Me fizeste lembrar desse texto meu.
    O tempo é senhor de si, uma pena que muitos de nós percebemos tarde tal verdade.

    Como sempre, são belissimas e profundas as tuas palavras!
    Abraço carinhoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bárbara, boa noite!!
      Eu penso que não poderia haver melhor e mais belo complemento para parte da postagem - "...há palavras que nunca deveriam ter sido ditas..." - que o seu belíssimo e perfeito texto sobre as palavras que nunca se poderia deixar de dizer!! Temos que há duas lembranças que afligirão nosso pensamento, com as falhas nesse dizer ou não-dizer. Como mencionou o brilhante Malba Tahan num conto, as palavras gentis e honrosas devem ser escritas na pedra; e as palavras de ira, escritas na areia!!
      Aperceber-se tarde demais de uma verdade ou jamais aperceber-se dela é uma disputa que tem dado nós em muitas cabeças pensantes. Qual dos dois será mais terrível?!
      Gratíssimo por suas palavras de profunda sabedoria e de carinho!!
      Você sabe bem que gosto demais de tudo que você pensa, e de como transforma isso num dom ainda mais fantástico, quando transforma em palavras.
      Um abraço

      Excluir