quinta-feira, 18 de abril de 2019

Força do amor...

Estoril - Foto Cedida* 
*Imagem perfeita do litoral em Estoril. Gentilmente cedida por Maria Rodrigues do excelente blog "Divagar Sobre Tudo Um Pouco" - que recomendo a todos!!

22 comentários:

  1. Uma imagem que dispensa palavras:))

    Hoje, com a participação de ambos:- Páscoa :- JESUS é Amor, Luz, Felicidade (Poetizando e Encantando)

    Bjos
    Votos de uma óptima noite, e uma Santa Páscoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vero. Esta dispensava, mas eu escrevi assim mesmo... rsrs
      Beijo, e um excelente domingo para você!

      Excluir
  2. Olá, querido amigo Ângelo!

    Um texto mto bem escrito, bonito, inteligente e cheio de força, da força do amor.
    É difícil dizer de onde vem toda essa força, se da grandeza e atitudes da pessoa, que amamos, ou de qualquer outra situação ou entidade. O mar me amedronta, mas nunca tive qualquer problema nele e com ele, mas me causa incómodo e intranquilidade.

    Não posso comparar a força de meus afetos com a força do mar, Para mim, isso seria ilógico.

    Gostei mto da foto da praia do Estoril em Lisboa. A frequentei muitas vezes, antes de ter intolerância ao sol. Era a praia da elite, de gente com cultura e endinheirada. Enqto fiz Faculdade, eu e meus amigos, íamos pra lá muitas vezes, embora tivéssemos pouco dinheiro -rs.

    Desejo um bom feriado a você e uma Páscoa redentora e tb doce.

    Beijos e tudo de bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, CÉU!
      Muito obrigado. Há realmente uma força descomunal no amor, e nem sempre sabemos dizer de onde vem; penso que do profundo de nós.
      É verdade que a imagem não se serviria, mas há muitas outras que, da mesma forma, refletem uma força que figure o verdadeiro amor, e algumas delas estarão mais de acordo com seu perfil psicológico.
      Estoril me parece fantástica, e espero realmente poder andar por ela algum dia. Não sei se como rico ou da elite, mas certamente me sairei muito bem! rsrsr
      A Páscoa está sendo maravilhosa. Desejo um domingo muito abençoado a você!!
      Beijos. Tudo de bom!

      Excluir
  3. Lindo texto!! Que possamos a cada dia nos fortalecermos com a simplicidade da Natureza.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso que amor e força são "a cada dia", de fato. Penso que crescem, penso que aprendemos a encontrá-los e aperfeiçoá-los em nós, sempre com a simplicidade da natureza.
      Beijos

      Excluir
  4. Eu não tenho dúvidas da força do amor! Comparo com a força da natureza, misteriosa, única, guerreira, verdadeira.
    Essa comparação só é possível quando avaliamos a força do amor, o quanto é infinita, o quanto alguém é capaz de dar sua vida pelo seu amor. O amor é capaz de tudo, e de onde tira tanta força? Esse é o mistério, o mesmo mistério que não entendemos na natureza!
    Sim, o ser humano é capaz dos mais lindos e verdadeiros gestos, mas a gente só vê quando o gesto é deplorável, cruel, selvagem.
    Beijo, Ângelo, feliz Páscoa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu penso que sim, duplamente: a força do amor é real e é comparável com vários aspectos da natureza. E penso que "força" não seja necessariamente "explosão, grandiosidade de poder", mas também beleza, resistência, paciência, bondade...
      Uma vez, um grande homem falou a pessoas que o ouviam, e perguntou: de onde vem a força?! Então, ele mesmo respondeu com os versos finais do capítulo 40 do livro bíblico de Isaías. Eu concordo com ele. Há uma força em nós desconhecida, quase absolutamente desconhecida, mas o amor é quem mais e melhor a revela, sempre que necessário!
      Penso, Tais, que não existirá nada mais belo no Universo que um gesto de amor puro, sem intenção outra qualquer que não seja o bem, a felicidade do outro. Nem mesmo as maiores belezas da nossa extraordinariamente bela Terra podem se comparar a gestos assim. Pois eles dão significado à vida!
      Infelizmente, o ser humano também é capaz do mal. Essa é a luta da existência humana.
      Beijo, querida amiga! Feliz domingo de Páscoa com sua família!!

      Excluir
  5. Ao caminhar por Estoril eu olhava para o mar e perguntava: Por onde andavas tu, enquanto eu te procurava? Uma sensação de Déjà vu! Essa sensação tem sido constante!

    Sei que me disse que o seu barco não entra mais no mar... Mas espero que na arte de se encantar, você esteja mergulhado nele até a alma!

    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também já fiz muitas perguntas caminhando na areia, como se o vento pudesse levá-las. Aliás, sua frase merecia estar em um poema... rsrs A sensação de déjà vu é única, porque a confusão mental entra por círculos, muitas vezes, e a cada ponto não há resposta a não ser a intuição de que já foi, aquilo já foi...
      Quanto aos "pensamentos marítimos", sempre pensei assim: tentarei ser dono de meu hoje... rsrs Uma vez, escrevi um poema que começava dizendo: "Nunca deverias dizer nunca! / Ou não sabes o quanto o nunca te tentará / Para teres sido verdadeiro?!..." Hoje, meu barco observa o mar, tão somente. Quanto a encantar-se, o ser humano que não se encanta perde o melhor que há no sentir! Outro dia, uma criança riu e me encantei, porque eu disse que ela podia se esconder, e ela pôs as duas mãozinhas nos olhos. Como não se encantar na vida encantadora e num mundo encantador?!
      Beijo

      Excluir
    2. Perdão comentar o seu comentário...mas ao ler suas palavras, não somente para mim, mas para todos que aqui passam, eu gostaria de ressaltar que acho muito bonita a forma como trata a todos. Você faz questão de entrar no universo da pessoa e mostrar isso em palavras tão bem pensadas e sentidas. Parabéns!Fico sinceramente admirada por perceber que dedica de fato o seu tempo a esse aprofundamento do Ser!
      Profundo o trecho do seu poema! ...me fez suspirar profundo!
      O fato da criança me encantou ao ponto de emocionar... Sou uma manteiga derretida rsrs e essa pureza me encanta!
      De fato a vida é enormemente ENCANTADORA!

      Feliz Páscoa! Um abraço carinhoso

      Excluir
    3. Oi, Tatiana.
      Eu penso que o grande fator de um blog é a troca de ideias entre autor e leitor, porque isso enriquece a postagem, e às vezes até a esclarece. Por isso, você é bem vinda a comentar uma postagem quantas vezes queira - mas acho que já sabe disto.
      Fico lisonjeado, nos melhores sentidos do termo, por suas palavras muito carinhosas. Garanto que me entrego muito àquilo que leio, e tenho procurado seguir blogs de pessoas que têm muito a dizer, que são muito talentosas, e isso impulsiona qualquer comentário.
      Fico imensamente feliz que tenha tido esse efeito em você os três primeiros versos do poema... Que bom mesmo! Isso foi num tempo em que eu escrevia alguma coisa, sabe?! rsrsrsr "Nunca deverias dizer nunca! / Ou não sabes o quanto o nunca te tentará / Para teres sido verdadeiro?!... / Nunca deverias dizer nunca, / pois decerto ele voltará / no tempo de uma vida inteira / e no espaço de um mundo inteiro / a saber se foi apenas não / e indevidamente o aumentaste tanto... / Nunca deverias dizer nunca / se o teu coração não disse / e se a tua boca o pronunciou / enquanto estavas magoado... / Nunca é o que não volta / nunca é o que se solta para sempre, / nunca é o que quase sempre gera / o arrependimento!... / O grande amor se vai / o sonho se desfaz, e a felicidade / fica para trás, perdida... / E então, só resta o desalento / de saber que tudo se perdeu na vida / pela precipitação de um só momento..."
      Ei, manteiga, um dia lhe conto sobre ser o visitante de uma ala inteira de uma UTI infantil... Também sou bem manteiga.
      A vida é o sonho realizado a cada dia para os que a têm como o bem de sonhar e realizar...
      Feliz depois da Páscoa até a próxima Páscoa... rsrs
      Beijo, Tati

      Excluir
    4. Sol e Manteiga não combinam...
      Estou derretendo!

      (Não sei se rio ou se choro... rs)

      Conte-me sim, vou adorar conhecer essa passagem da sua história!
      Levei o poema... Quero ler mais vezes e compreender a essência!

      Feliz dia para o seu coração! Um abraço carinhoso

      Excluir
    5. Que paradoxo interessante. Manteigas devem se manter longe do Sol, mas não da Lua... Poderia mesmo haver o caso de, em sendo dois potinhos, um poder se aproximar e outro precisar se afastar - e o nome disto é 'destino'.
      É sempre preferível sorrir, quando isto está entre quaisquer que sejam as opções.
      Contarei, mas quem precisa responder antes precisa responder antes.
      Que bom ter levado. Espero que goste.
      Feliz dia para seu coração
      Abraços

      Excluir
  6. Bom dia, Ângelo
    Bela postagem. A força do amor vence os obstáculos da vida. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu penso que, se não fossem os obstáculos, veríamos o quão belo é o amor, mas não o quão forte e decidido!
      Abraços!

      Excluir
  7. É complicado...Mas a força está dentro de nós e só nos apercebemos disso quando temos que enfrentar qualquer coisa que desconhecemos, mas que temos que vencer para nos respeitarmos.. O Mar é um bom confidente e encontrei nela a resposta a muitas das minhas dúvidas.
    Obrigada pela visita e uma Boa Páscoa...
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Marta! Respeito próprio e força são uma simbiose formidável! Mas o amor direciona ambos para o bem de outrem. Nós nos respeitamos mais, reconhecemos melhor nossa força no sorriso que trazemos à existência, quanto mais se ele substitui a lágrima.
      Bem, o Mar é excelente confidente... Senão, eu estaria frito! rsrsr
      Uma semana maravilhosa para você. Obrigado por sua presença, sempre!!
      Beijos e abraços

      Excluir
  8. Que imagem bonita e texto igualmente bom =)

    Boa Páscoa!

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, menina, é a querida Estoril desse fantástico Portugal! Muito obrigado!
      Uma semana excelente para você!
      Beijocas!

      Excluir
  9. Querido e encantador amigo, vim em caráter extraordinário aqui , na noite do domingo de Páscoa, agradecer-lhe por sua gentileza e carinho SEMPRE!!!
    Obrigada por me desejar feliz aniversário em meu cantinho, foste o único, apenas você lá esteve e que me deixou palavras tão lindas!! GRATIDÃO ETERNA!!
    Nos dias do meu aniversário, eu fico mais recolhida, por isso que demorei a responder-lhe amigo, mas nunca é tarde para agradecer!!

    E a Força do Amor está na linda mensagem que nos proporcionou, nas belas palavras que a ilustraram, deixando o mar ainda mais poderoso do que é!!
    Creio ser você um anjo, que chegou para acolher o coração das pessoas, deixá-las mais leves e felizes.. Pessoas como você não existem mais!!
    E você é assim, repleto do poder de fazer seus amigos felizes, trazendo o conforto necessário para eles, com suas lindas palavras....
    OBRIGADA QUERIDO!
    Tenha uma Páscoa repleta de luz e renascimento!!
    Beijos com todo o carinho do mundo!! :)))))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Privilégio meu, menina, receber um comentário de noite de domingo de Páscoa, quando todo mundo está arrumando coisas, preparando a segunda... Mais gentileza e carinho que isto, impossível!
      Oras, como é que eu iria deixar passar seu niver?! Ainda mais com uma postagem completa como a sua?! Foi legal, gostei muitíssimo. Fico feliz não de ter sido único, mas porque fiz presença. Se há uma coisa maravilhosa no afeto por uma pessoa é a presença - ela fala baixinho "estou aqui", mas isso é bom demais de se ouvir.
      Sim, o mar é poderoso, assustador para muitos, impressionante para outros tantos, apaixonante para muitos e muitos, e eu penso que é assim é o amor. No livro dos Provérbios, no capítulo 30, entre as palavras de Agur, há estas: "Há três coisas que são maravilhosas demais para mim, sim, há quatro que não entendo: o caminho da águia no céu, o caminho da cobra na penha, o caminho do navio no meio do mar e o caminho do homem com uma moça. (Pv 30.18,19). Veja que a terceira coisa maravilhosa para ele é o caminho de um barquinho no meio do mar! Mas a quarta, que é mais que maravilhosa, que é incompreensível, inimaginável, é o amor de um rapaz por uma moça! Então, penso que minha postagem tem um quê de verdade... rsrsr
      Menina, vou dizer como um nordestino (querido Nordeste de tantos amigos): sô anjo não, moça, sô só um propagandista, para as pessoas, de quão fantásticas elas são... rsrsr
      Eu que sou tremendamente grato, querida.
      Tenha uma semana maravilhosa e muito feliz!!
      Beijos

      Excluir