segunda-feira, 8 de abril de 2019

Janelas...




















Não sabes com quanto mais força que a luz do sol
teu olhar entra em mim como os raios solares às janelas;
não sabes com quanto mais cores me inundas,
com quanto mais brilho que os móveis reluzentes
me fazes resplender, quando me toca o teu olhar...
Se te pareço construção de pedras lavradas, impenetrável,
seguro de mim, austero, sóbrio demais para a paixão,
não sabes com quanta ousadia teu perfume me inunda
ou quanto mais que os ares da manhã primaveril
a uma casa aberta, a essência da tua presença me toca.
Ah, não sabes que eu me impedi de amar o quanto pude!
Mas, quando chegaste, cada janela em mim se abriu,
e o som suave do balançar do arvoredo me inspirou
a te dizer: já que chegastes em minha vida... – fica!...

20 comentários:

  1. Boa noite :)
    Belíssimo poema, delicadeza em cada palavra,ahhhh falar de amor é sempre tão lindo. A parte que mais me encantou " Já que chegaste em minha vida fica".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, May, boa noite!!
      Gratíssimo! Eu amo demais este poema, porque ele é uma declaração de amor sem rodeios, direta, aberta, como o amor precisa ser, e tanto melhor ainda se correspondido! Um amor assim é muito lindo, tanto quanto essa casa belíssima de pedras, que encontrei para expressar o poema.
      Eu fiquei sorrindo com sua última frase (sorrindo de mim mesmo), porque quando escrevi o poema não me dei conta, e só na terceira ou quarta leitura, bastante tempo depois, é que percebi que o 'já que chegaste em minha vida... - fica' (conforme o poema propõe) é resultado da inspiração vinda do som suave do balançar do arvoredo - ou seja, um sussurro! Então, esta última declaração é feita num sussurro no ouvido! rsrsr
      Um abraço

      Excluir
  2. Um texto maravilhoso. Adorei.

    Hoje_____Fantasias envolventes

    Bjos
    Votos de uma óptima Segunda - Feira

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosa prosa poética!! Muita sensibilidade, eu adoro janelas de todos os tipos, de todas as ordens ou como metáforas. Janelas são a visão para o mundo ou para dentro de nós. Do começo ao fim, adorei!
    Beijo, amigo! Uma ótima semana, com todas as janelas abertas, entra o sol, entra a vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grazie mille!!
      Sim, por vezes o considero poema; por outras, prosa poética... e já ousei forçar a imaginação e vê-lo como uma crônica da expressão amorosa...
      Minha amiga, se há algo que eu adoro na literatura e na vida são janelas! Concordo plenamente! Se há uma passagem de visão, de observação para fora ou para dentro de uma vida, são as janelas, representantes quase sempre dos olhos. Quanto dizem os olhos!!! E quando aquele sol abrasador, que pode ser a visão de alguém os os olhos daquele alguém batem nessas janelas-olhos, os vidros não conseguem esconder o efeito! rsrs
      Grazie tante, minha amiga!
      Da mesma forma, desejo-lhe dias ensolarados, janelas abertas, sons de arvoredo, vida feliz, cores para todo lado!
      Um beijo

      Excluir
  4. Que bonito!
    Está cheio de sentimentos bons =)

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratíssimo!!
      Sim! Quando da composição desse poema, eu estava num daqueles momentos mágicos, cheio mesmo de sentimentos bons!
      Beijocas

      Excluir

  5. Olá... Boa noite!
    Hoje eu tive um dia extremamente corrido... mas quando entre um trabalho e outro, eu li o seu poema, foi como se essa luz também iluminasse tudo ao meu redor...

    Quanta força há num olhar, num aroma, numa voz, numa canção... quanto poder tem em um sentir com a alma... Essas coisas por mais que sejamos fortes, nos balançam! Creio que exista nesse sentimento um poder próprio e tudo o que desejamos é de fato: que fique, que nos deixe usufruir dessa dádiva!

    Parabéns pela mestria na criação! É muito gratificante ler algo tão lindo assim!

    Desejo que os seus dias continuem sempre inspirados por tamanha luz!
    Um abraço carinhoso



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tatiana, boa tarde!!
      Gratíssimo! Também faço isso, lendo entre uma e outra atividade. Que bom, ter entrado essa luz, penso que há uma luz viva em cada impressão sobre nosso coração, em cada pessoa, acontecimento, coisa ou fato que reluz aos nossos olhos... Que bom!!
      É um costume meu olhar dentro dos olhos das pessoas, não como intimidação ou algo semelhante. Penso mesmo que os olhos sejam o espelho da alma, penso que eles falam, pensam que eles revelam o que o cérebro manda a expressão esconder e a boca silenciar...
      Concordo plenamente com você em que as coisas que citou, e que estão no poema, balançam. Às vezes, balançam muuuito. rsrs Então, o desejo mais forte de um coração impressionado é mesmo este: tu chegaste... - por favor, fica!
      Grazie mille, grazie tante, sei molto affettuosa!!
      Que sua semana diminua em proporção a correria, o quanto aumente em sorrisos, surpresas boas, sonhos doces e felicidade.
      Um abraço

      Excluir
  6. OI ÂNGELO!
    UMA JANELA INSPIRADA E INSPIRADORA, È DA ALMA COM CERTEZA.
    LINDO DEMAIS, AMIGO.
    ABRÇS

    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Zilani, boa noite!!
      As janelas normalmente são, não é verdade. Maravilhoso, ser janela na vida. O escritor, a poetisa, como você, sempre é!!
      Grazie tante, cara amica.
      Um abraço

      Excluir
  7. Olá Ângelo
    Belo poema, transmitindo leveza nas palavras. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço muitíssimo. Talvez 'leveza' seja uma das principais tentativas do autor. Se lhe pareceu isto, é muito gratificante!
      Um abraço

      Excluir
  8. Abre-se a janela ao amor, à paixão...
    Lindo...
    Obrigada pela visita
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratíssimo!!
      Abre-se a janela, escancara-se a janela, porque o amor é luz e a paixão é calor, e é preciso deixar entrar essa força vital, essa razão de cor e vida na vida.
      Grazie, perfetta poetessa!
      Un bacio

      Excluir
  9. Ângelo, é a escrita mais linda que estou lendo hoje...
    Você tem um talento sereno, leve e delicado que renova a minha alma ao lê-lo!!
    Palavras assim são coisas de gênio....Não se explica, apenas se aprecia...
    Essencialmente belo amigo...

    E me desculpe pelas poucas palavras...

    Desejo uma maravilhosa noite, serena como seu belo poema!!
    Beijos com carinho!! :)))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grazie mille!! Fiquei sem jeito, tive que me puxar lá do céu, para onde eu fui como um balão... rs Você diz uma coisa dessas, a inspiração acaba que vem!! rs Eu estava agora ouvindo Home, do Simply Red, enquanto lia, e juro que passou um poema no ar, mas evaporou antes que meu pensamento o capturasse.
      Você pede desculpas pelas poucas palavras, mas como eu li cinco vezes até agora, já está bem grande... rs Grato, de coração!!
      Desejo dias e noites com aquela luz suave de outono que você tanto ama, muita paz e felicidade em seu coração!
      Beijos com carinho!!

      Excluir