domingo, 14 de abril de 2019

Nada a perder...













Você me perguntaria: por que alguém, ainda que por algo que deseja tanto, mas de que não pode ter certeza, arriscaria perder tudo o que tem?!...
Mas eu respondo que eu arriscaria, sem dúvida alguma arriscaria, sempre arriscaria!...

E respondo ainda que o que eu não posso mesmo compreender, é ver tanta gente que deixa ir embora um sonho que pode valer toda a sua vida, por pura covardia, quando não tem nada, absolutamente nada a perder!


Perdoem-me, estou muito cansado, não tenho podido comentar nos blogs e responder aqui. Mas voltarei a fazê-lo, a partir de segunda!

19 comentários:

  1. É a mais pura das verdades, mas o medo está sempre presente. O típico "sair da zona de conforto" custa sempre e dá medo, lá está.

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cláudia, boa noite!!
      Sim, quando a questão é arriscar, há muito medo mesmo! E quanto mais há a perder, maior o temor; soma-se, de fato, o sair da zona de conforto, e os desdobramentos inesperados... Mas penso que, ainda assim, a certeza de ter tentado é muito compensadora. E quando se consegue o que se quer, é uma sensação única no mundo, de realização, de felicidade!
      Beijocas!!
      Ângelo, Fê

      Excluir
  2. Só tem que recomeçar... e há quem tenha medo... de arriscar, expor-se...
    Obrigada pela visita
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando a questão é recomeçar e há riscos (quase sempre há), sim, ou se tem medo ou se arrisca.
      Gratíssimo!!
      Beijos e abraços

      Excluir
  3. Olá Ângelo... ás vezes o cansaço nos toma e precisamos de tempo para nos restabelecer... Está tudo bem? Espero de coração que sim!
    Eu mesma me dei férias... Precisava respirar novos ares e colocar o coração e idéias em ordem!
    Sempre temos algo a perder... Sempre temos algo a ganhar... Essa balança da vida está sempre aí para nos "judiar"!
    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratíssimo. Eu estou maravilhosamente bem. estava cansado na semana passada, mais mental que fisicamente. Mas agora estou bem melhor. Grazie!!
      Que maravilha ter-se dado férias. É muito bom para a alma e o corpo. Quando mudo de ares, é normalmente por longo tempo, e é sempre tremendamente renovador.
      Bem, são duas propostas na postagem, na verdade. Quando temos algo a perder pelo que queremos ganhar, as pessoas têm tido várias alternativas. Eu, normalmente, fico inclinado para o que quero, até porque a vida de quem seguiu sem ter tentado o que queria é, via de regra, uma eterna interrogação! Embora o 'jogo' implique em ganhar e perder e isso, de fato, nos machuque (fujo do termo 'judiar'), perder na maioria das vezes não é o pior. Há grande consolo e conforto em se perder o que se tentou. Mas a segunda parte, a mais importante, é que há numerosas vezes em que não havia nada a perder, e a pessoa desiste por covardia, por falta de visão - e isto é imperdoável. Não digo imperdoável de um de nós para com a pessoa, mas dela mesmo para consigo, quando descobre o que perdeu, por nada.
      Um abraço

      Excluir
  4. Toda escolha tem uma perda e um ganho, não é qualquer um que cruza a minha da zona de conforto para buscar o que deseja.
    Eu também estou muitíssima cansada com o cotidiano nada fácil, mas Deus nos fortalece todos os dias.
    Boa noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não diria que TODA escolha implique em ganho e perda. Mas muitas têm. E a chave está no quanto queremos o que 'queremos'. Eu já cruzei o oceano para ver um lugar, e tinha que ser naquele dia, e eu perdi a minha primeira grande proposta de vida por isso. Talvez fosse a única proposta grande, como é que eu poderia saber, senão na continuidade da vida?! Mas estar naquele lugar era absolutamente maior. Hoje sou completamente feliz, porque escolhi não apenas escolhi o maior e o melhor, como me prometi que jamais faria outra escolha, senão o maior e o melhor, custe o que custar. É óbvio, o maior e o melhor para o coração, para o senso de Humanidade, para a palavra cumprida.
      É, menina, o cotidiano é correria pura, ou como diria meu sobrinho, pauleira. Mas nossa força vem de Deus, certamente.
      Um abraço

      Excluir
  5. Ângelo,
    pois é, está aí algo difícil, têm sonhos que podem dar certo, sem risco algum, mas outros são arriscados, aí vem aquela nossa balança das perdas e ganhos, forma-se uma linha tênue entre a coragem e o temor. Por outro lado sei que oportunidades não aparecem todos os dias. Mas eu ainda escolheria tomar uma decisão baseada no bom senso, examinaria bem o que meu sonho viria acarretar. Só sei que jamais decidiria alguma coisa num ímpeto, mesmo um sonho antigo. Mas isso é decisão muito pessoal, uns arriscam e não acho errado. Eu não arrisco, só vou na certeza.
    Texto muito bom, dá pano pra manga...no bom sentido! rs
    (Gostei muito do retrato que você traçou de Cecília Meireles).
    Beijo, amigo, uma linda Páscoa pra você e família!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tais, boa noite!!
      Sim, eis aí um componente extra, que está na postagem e você percebeu com perfeição: arriscar e até perder, mas dar certo é um preço bem pago; mas, e quando se arrisca e se perde o que se tem, e não se consegue o que se quis?! Eu diria que o grande expoente disso são os jogos e certas paixões, que arrancam as pessoas da vida que tinham, com promessas fantásticas, e eram meras ilusões! Nesse contexto, é claro que sua brilhante resposta faz todo sentido - o bom senso não pode ficar cego, surdo ou dorminhoco! rsrs Enfim, o aprendizado da vida mostrará cada situação. Mas, como no livro de Kundera, A Insustentável Leveza do Ser, ou no poema de Frost, O Caminho Recusado, a oportunidade pode ser única, para um lado ou para o outro, e isto assusta!! Normalmente, e de minha natureza pular da ponte. E se não houver rio lá em baixo?! Paciência... rsrsrs No meu caso, não é nada difícil eu pular pelo que quero... O quase impossível é eu querer... rsrsrs
      Dá pano pra manga sim, minha amiga!! Sabe o que eu pensei?! Uma roda de amigos, um chocolate quente, um café... E conversa!!
      Grazie mille, cara amiga!! Uma semana de Pessach maravilhosa para você e sua família!!
      Um beijo carinhoso
      Ângelo

      Excluir
    2. "Normalmente, e de minha natureza pular da ponte. E se não houver rio lá em baixo?! Paciência... rsrsrs No meu caso, não é nada difícil eu pular pelo que quero... O quase impossível é eu querer... rsrsrs"

      rssssss agora sim falou tudo, muito boa essa!! Surpreendeu!
      Beijo!

      Excluir
    3. Há uma carta escondida, e uma porta de saída é sempre uma possibilidade numa afirmação bombástica... rsrsr
      Beijo!
      Excelente domingo para você!

      Excluir
  6. Quando existe amor (nem que seja por nós) Convém arriscar tudo. Adorei :))

    Hoje:-Sigo os trilhos de uma linha infindável.

    Bjos
    Votos de uma óptima Terça - Feira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for por amor, nenhum momento de hesitação. Nenhum segundo. Nenhuma poupança. Porque amor é a suprema dádiva!
      Ótima semana de Pessach para você e sua família!
      Bjos

      Excluir
  7. Ângelo, não se preocupe amigo, apenas descanse, retome tudo, coloque as coisas no lugar, respire, aprecie a paisagem e só depois retorne, energizado, descansado, fluindo energia por todos os poros...Nós precisamos de pausas para prosseguir amigo, ir em frente, pois caso contrário, enlouquecemos...

    Arrisque-se a ser feliz, a deixar tudo para trás e ir correndo atrás do que sempre sonhou...Um texto lindo e a canção que o acompanha então, é engrandecedora!! Amo os textos que se encerram com músicas, pois é a melhor complementação que um artigo, um poema ou uma escrita poderiam ter!
    Apenas se cuide e descanse tá? E por favor, não se preocupe com nada!!

    Tenha uma Semana Santa de muita paz querido amigo!!!
    Beijos :)))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, eu precisei descansar, mas foi nesse final de semana passado. Agora já estou bem. Gratíssimo!! Pausa é sempre bom. Meus amigos dizem que eu sou o rei da pausa. Dizem: você desaparece! rsrsr
      Sim, a vida ganha grande significado pelos desafios. Mas é importante avaliarmos com sabedoria os desafios realmente significativos, a profissão, o trabalho artístico, o amor, o lugar de viver, quando realmente resumem tudo que sonhamos! No caso de outra pessoa, de um amor, exclusivamente se há reciprocidade. Na minha visão, é o primeiro item de um relacionamento, e os outros, importantes, é verdade, vêm muito distantes deste. Penso que amor é espelhamento, reciprocidade, cumplicidade, mais do que tudo na vida.
      Olha, a música é linda, mas, por causa do cansaço, eu escolhi com pressa, pela primeira vez depois que passei a postar. Eu estava deitado para dormir e, no entressonho, ouvi claramente a música I Can Go Distance, a música ideal desta postagem (embora eu tenha achado a postagem bem imperfeita, eu sou um autocrítico mortal! rsrsr). Mas aí, estava cansado, e já tinha postado esta linda música, e deixei.
      Você é muito carinhosa, e isso fica registrado no pensamento de qualquer pessoa que a conheça. Grazie tante, cara amica!!
      Uma semana de Pessach maravilhosa para você, junto a quem ama e toda a sua família!
      Beijos

      Excluir
  8. Disse tudo, ás vezes nosso sonho está diante dos nossos pés, mas temos medo de dar um unico passo sequer.
    Temos que nos arriscar e ir atrás do que buscamos sem medo.

    Abraços e ótima semana ,
    http://mylife-rapha.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu posso me conformar que, havendo risco de perda, qualquer um de nós tenha duas possibilidades, arriscar ou não. O que não me conformo é com a mesmice de quem não perderia nada e vive um medo imaginário que é na verdade uma desculpa de covardia e inércia.
      Nunca tenho medo, quando vou atrás de nada. O que pode acontecer é eu perder. Mas, se eu não fosse atrás, estava perdido mesmo.
      Beijo.
      Ótimo domingo para você.

      Excluir
  9. Como eu digo uma frase há anos: Precisamos fazer no hoje para que no amanhã não nos arrependamos do ontem. Enquanto há vida há esperança(Eclesiastes 9.4). Precisamos ser gratos, agradecer à Deus por cada oportunidade que recebemos, pois algumas não voltam mais. E não apenas lutar e conquistas, mas cuidar e manter tendo a mesma alegria da conquista todos os dias. Semana iluminada para todos nós :)

    ResponderExcluir