terça-feira, 23 de abril de 2019

O trem...


    Boca Livre - Ponta de Areia:

26 comentários:

  1. E lá vou eu nessa estrada da vida...
    Por hora sou a condutora... noutras a passageira!
    Já não me importo se a estrada é de terra batida
    ou de asfalto duro feito de pedra!
    Se no trem da vida os trilhos são de ferro...
    Ou de sonhos em que esmero!
    Me importa quem caminha comigo...
    E se posso contar contigo: Meu Amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma bela resposta na forma de um poema muito bonito. Gostei muito, particularmente dos versos finais, que direcionam o poema de uma forma muito especial. Claro, restará àquele que seja o amigo simplesmente receber os versos no coração ou perguntar com uma ponta de sorriso nos lábios: como passageiro, como condutor ou num revezamento?! rsrsr Feliz por sua inspiração! Beijo

      Excluir
    2. Olá... Essa estação aqui não pode ficar sem cuidados...
      Tem muitos passageiros em busca de informações e destino!

      Quanto a sua pergunta: É claro que com revezamento... Sou democrática! rsrs
      Você como sempre muito gentil! Obrigada!
      Beijos

      Excluir
    3. Oi, Tati.
      Dificuldades com o tempo. Sempre antes de viajar, o tempo fica muito curto. Mas vou procurar cuidar da estação.. rs
      Lógico que o revezamento em todo tipo de relacionamento é a forma de condução mais enriquecedora. Pois cada um de nós será melhor condutor em algumas áreas; e em outras, não.
      Beijos

      Excluir
  2. Bela pergunta e sinceramente, não sei responder. Eu tento ser a condutora... mas não está fácil.

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando postei este pensamento pela primeira vez, também houve muito dessa contradição: queremos sim, claro, tomar o controle da estrada, o sentido da vida, mas isto ser muito difícil. Se serve de consolo, as perguntas inseridas não são nada fáceis de responder, porque há muitas variantes além da simples resposta 'isto' ou 'aquilo'. Há outras pessoas em nosso trem que querem conduzi-lo; estamos no trem de outras pessoas a quem queremos conduzir; há circunstâncias em que não sabemos para onde conduzir; há circunstâncias em que o trem segue no automático e não há muito o que fazer... O importante é aprendermos quem somos, conhecermos a nós mesmos, e dirigirmos ao máximo nosso rumo na vida...
      Beijocas

      Excluir
  3. Somos assim
    Uma hora condutores,
    outra passageiros.
    Mas sempre no trem
    da Poesia.
    Adorei a canção.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que sejamos o que a hora nos proporcionar. Mas que lutemos, antes dela, pelos princípios que originam os caminhos. Se possível for, sempre em Poesia; se viver não for Poesia, não é viver. A canção é linda. É de Milton Nascimento, excelente músico, e Fernando Brandt, excelente poeta. Bjins

      Excluir
  4. Olá, querido Ângelo!

    Boa pergunta, penso eu. No "trem da vida", acho que já fui condutora e passageira, também, todavia, sei que fui mais vezes condutora do que passageira. A vida me tem permitido esse lugar chave, digamos assim.

    Gostei da imagem postada. Tem mta vida e tudo a ver com seu post.

    Estive escutando o vídeo e me pareceu um coral. Será? Gostei, sim, apesar de não ter entendido tudo o que eles cantaram.

    Novo post por lá. Apareça, qdo lhe for possível. Obrigada.

    Beijos e dais bem felizes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, CÉU. Penso que ninguém pode escapar de ser conduzido por pessoas ou por circunstâncias, sendo estas últimas irresistíveis, algumas vezes. Mas a questão é o conceito geral da vida: tomar a iniciativa ou encostar-se e deixar ir. Como está numa música antiga demais dos Beatles, Let it be - Deixa ser, descritas por Paul McCartney como "palavras de sabedoria" de sua mãe - às vezes, sim; às vezes, mero comodismo.
      Grato pela menção da imagem e da coerência de escolha.
      O vídeo pertence a um um grupo de música popular brasileira, de cunho notadamente 'mineiro', como chamamos, porque as letras falam essencialmente de brasilidades. O nome do grupo é Boca Livre, palavras que trazem vários significados em nossa cultura, tais como 'festa para todos', 'canto sem censuras'... O grupo surgiu num período anterior ao reinado do rock no Brasil, numa esteira de cantores, compositores e grupos de vocal harmônico. De lá para cá, a música brasileira desceu a ladeira, penetrou no solo e se encontra hoje no fundo de um poço. A letra diz:
      "Ponta de areia, porto final
      da Bahia a Minas, estrada natural
      que ligava Minas ao porto, ao mar,
      caminho de ferro mandaram arrancar.
      Velho maquinista, com seu boné
      lembra o povo alegre que vinha cortejar
      Maria Fumaça não canta mais
      para moças, flores, janelas e quintais.
      Na praça vazia, um grito, um ai!
      Casas esquecidas, viúvas nos portais..."
      As referências são: 1. Minas é um Estado brasileiro que não tem orla marítima; 2. Seus produtos tinham que ir de trem para a Bahia ou o Espírito Santo; 3. Isso criou uma cultura de as pequenas cidades verem passar os trens, puxados por máquinas a vapor, as "Marias-Fumaças"; 4. O Governo descuidou das redes ferroviárias, abandonando-as ou arrancando-as; 5. As cidadezinhas perderam seus trens, ficaram "viúvas" deles e da poesia dos tempos antigos... O nome da cidade baiana, ponto final da estrada de ferro, é Ponta de Areia.
      Beijos!...

      Excluir
    2. Olá, Ângelo!
      Isso mesmo. Entendi. "Let It Be", só canção mesmo, em minha opinião.
      Grata por toda a sua explicação. Coisas, que eu desconhecia, totalmente.
      Beijos.

      Excluir
    3. Sim, Let it be é apenas uma canção, mas muitos fazem do pensamento o seu comodismo. E a vida não pode se acomodar. Fico muito feliz de ter trazido novidades a você. Admiro, sinceramente, seu conhecimento.
      Beijos

      Excluir
  5. Olá Ângelo
    Bela postagem e imagem também. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Ângelo! Muito boa essa postagem, acho que o equilíbrio é estar nas duas pontas, por vezes eu tomar o lugar do maquinista (condutor), outras o de passageira, conforme as circunstâncias. Não tomaria o lugar do condutor sempre, não, as vezes não convém pela prática que não teremos. Reconhecer nossos limites diria que é uma das sabedorias que aprecio. Quanto ao percurso que ainda me resta... tentando acertar, né amigo? A humildade em dar a volta por cima e recomeçar ou escolher outro caminho não tão acidentado é que fará a diferença da viajem. O percurso será bem mais fácil.
    Gostei muito desta postagem.
    Beijo, meu amigo! Um bom domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (corrigindo)...por vezes eu sentar-me no lugar do condutor e levar o trem com segurança; outras, sentar-me no lugar dos passageiros e deixar-me que me conduzam.

      Excluir
    2. Olá, Tais. Há quanto tempo não lhe escrevo! É algo de que gosto. Sim, o equilíbrio é recomendável em tudo na vida; então, será também recomendável no conduzi-la. Gostei demais de você ter enfocado a entrega da condução mediante o reconhecimento do que não se sabe, do que não se pode! Fantástico. Enriqueceu muito a postagem! É isto! Na verdade, a postagem se referia não tanto à necessária condução de fatores isolados, mas ao espírito de acomodação ou de iniciativa para a vida em geral. Como a visão de todos se deu para os fatores isolados, posso dizer que concordo totalmente com isso. E posso dizer que, quanto à regra geral de vida, acomodação versus iniciativa, a vantagem de ter esta última é, ao menos, saber onde queríamos chegar, ainda que não o tivéssemos conseguido.
      Beijo, amiga! Fantástico comentário. Excelentes dias a você.

      Excluir
    3. É certo que os dois lugares terão seus momentos em nossas vidas.

      Excluir
  7. Acredito que tem momentos da vida que precisamos ser condutores e noutros momentos passageiros.A sabedoria está em ter a sensibilidade de saber o momento de ser. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Quanto a momentos isolados de nossa vida, penso que é exatamente isto. Mas há também o sentido de ser acomodado no geral ou ter iniciativa no geral; e, neste segundo caso, somente a segunda opção pode nos levar a algum lugar.
      Bjs

      Excluir
  8. Olá, Ângelo, tudo bom?
    Bem reflexivo o post! Acredito que ultimamente tenho sido a condutora e espero encontrar o equilíbrio nesse trem que é a vida! E você?
    PS: sobre usar a minha imagem de perfil, para que seria?

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabi. Tudo bem!
      Que bom que gostou! E que bom que ultimamente você tem sido a condutora. Isso significa que entendeu a postagem como decisão geral de vida, ter iniciativa, não depender da decisão de outros para a definição de seus propósitos (realizações, felicidade, estudo, trabalho, sentimento...). Vou me arriscar a dizer que tenho sido o condutor; eu penso que precisamos saber o que queremos, não demorar demais para encontrar forças, e definitivamente não sucumbir às tempestades ou desertos. Se a felicidade é caminho, precisamos vê-la enquanto caminhamos; se é chegada, precisamos caminhar para vê-la.

      PS: A imagem seria para um poema sobre sorriso. Se for possível, meu e-mail está no canto superior direito do blog. Se não for possível, tudo bem, pois o pedido é incomum mesmo.
      Bjs

      Excluir
  9. Que belo texto e profunda reflexão. Por vezes apenas sobrevivemos, como que no "piloto automático". Entretanto a vida é uma dádiva, é dom de Deus, é bela e com suas características inigualáveis, e por isso deve ser vivida, projetada, amada e cuidada. Por isso como sabedoria deixo Jesus ser o condutor da minha vida, já que em Sua Palavra nos ensina que Ele é o nosso Guia, com isso mesmo que venhamos à falhar, Ele em Sua perfeição corrige e endireita os caminhos para nós. Esta é a minha convicção e aprendo bastante todos os dias com textos sobre a vida como este da página. Obrigada por compartilhar, às vezes simples palavras, porém de muita qualidade nos ajudam no dia a dia. Deus te abençoe e ilumine sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom estar seguro da fé, e entregar nosso destino às mãos cuidadosas de Jesus, não resta dúvidas. Também não há a menor sombra de dúvidas de que isso o agrada, e as Escrituras nos garantem isto. Por exemplo, no Salmo 37.4,5, ou João 10.3,4. Ainda assim, é certo que muitas e muitas vezes, a capacidade de dirigir nossas vidas nos é questionada, e temos que decidir sobre o que desejamos. Esse exercício é salutar, porque nos transfere responsabilidades e nos ajuda a amadurecer. Que Deus a abençoe e ilumine sempre!

      Excluir